Procurar no site



Questionários

Festivais

31-08-2009 10:52

 


forex Poll

Questionário

Qual é o teu estilo musical preferido?

B-Boying, A Dança do Break!

12-05-2009 22:07

Como começou

 

O B-Boying, ou breakdancing é um estilo único que surgiu no início da década de 70 durante a ascensão do Hip-Hop no Bronx e tornou-se uma parte indispensável do género, sendo um dos quatro elementos originais da cultura Hip Hop. É forma extremamente acrobática e criativa de contorcer o corpo ao ritmo da música, que começou nas primeiras festas enquanto os DJ’s faziam musica nas mesas de mistura. Kool Herc deu-lhe o nome de B-Boying, e actualmente é uma dança altamente respeitada e popularizada pelos primeiros grupos que apareceram em cena ao lado dos primeiros MC’s e DJ’s.

 

O termo “breakdancing” nunca foi usado pelos pioneiros. No entanto existem várias explicações para a origem do termo. Uma delas é que esta dança é uma adaptação do Break, um estilo de dança bastante popular que viria a ser reavivado por Crazy Legs e os Rock Steady Crew. A mais lógica é que o termo breakdancing tem origem no termo break, que era a parte da música mais propícia à dança.

Kool Herc  foi o primeiro a dar a alcunha de b-boy a esta dança. Nas festas, cumprimentava os dançarinos e gritava “b-boys go down”. Era a deixa para estes artistas actuarem. No mesmo ano, 1969, James Brown lançava “Get On The Good Foot”, uma música que promovia este estilo de dança enérgico e acrobático.

 

Downwork e uprock

 

Downwork ou Footwork  é o termo usado para todos os movimentos realizados  no chão, enquanto uprock ou toprock engloba as acrobacias e movimentos aéreos.

A actuação começa normalmente com movimentos aéreos e em que o b-boy( ou b-girl) está de pé e vai evoluindo gradualmente para downwork. Naturalmente as possibilidades e combinações são imensas, o que permite a cada um desenvolver o seu estilo próprio estilo. Muitas vezes, com que para deixar a sua marca na actuação, o b-boy acabará com um “freeze”, uma posição acrobática mantida durante alguns segundos, sem qualquer movimento, podendo a partir daí continuar a dança ou terminar a rotina.

 

O objectivo de todos breakdancers é ser respeitado por todos por ser o melhor pela sua originalidade e técnica, com os movimentos mais irreais que alguém alguma vez viu. É fácil aprender o básico; difícil é ser criativo, pegar nos movimentos e alterá-los, tornando-os únicos, afastar-se do que já é sabido.

Esta ambição cria rivalidades entre grupos de b-boys, levando às batalhas, muito semelhantes aos duelos de rap e DJing, em que o grupo mais original e capaz vence.uns dos movimento básicos são o "6-step", "swipe", "flare" e "headspin"

 

Alg