Procurar no site



Questionários

Festivais

31-08-2009 10:52

 


forex Poll

Questionário

Qual é o teu estilo musical preferido?

Géneros da música electrónica

18-05-2009 09:35

                 Nos meados da década de 80, notou-se uma grande expansão da música electrónica, que levou ao aparecimento de uma grande variedade de estilos, de onde se destacam a house music, o techno e o trance.

 

  • House

A house music é um estilo que derivou da música electrónica, e apareceu na década de 80 numa discoteca em Chicago. A origem do nome surgiu devido à própria discoteca chamada Warehouse. Os Dj’s que actuavam nessa discoteca começaram a trabalhar e remexer umas músicas com outras, acrescentando-lhe um tambor para passar de uma para a outra, dai o famoso “boom boom” da house. Essa torna-se mais leve do que a electrónica, incluindo uma melodia alegre e vozes femininas.

Um dos seus principais sub-géneros é o acid house, sendo o estilo mais próximo da house, apesar de incluir misturas de instrumentos como a bateria e a guitarra. Este sub-género também é conhecido pelo uso de drogas, como a Ecstasy, que traz adrenalina e potência ao ouvir a música, sendo essa frequentemente usada no mundo da electrónica.

Hoje em dia a house e os seus sub-géneros aparecem como um estilo mais dançante, muito popular no mundo da noite, aparecendo na maioria das discotecas do mundo.

Discoteca em Chaves

 

  • Techno

 O techno é uma vertente da música electrónica que apareceu nos anos 80 nos EUA, sendo um estilo de música repetitivo e dançante. Era composta nos estúdios e reinterpretadas pelos Dj's da altura. Apareceu juntamente com a house, apesar do techno ter uma base mais electrónica.

O techno distingue-se pela abundância de percussões, de sintetizadores e efeitos realizados em estúdio, sendo esse adaptado ao DJ pelo facto de ser principalmente instrumental e produzido com base na mistura de sons.

Na década de 90 aparece o techno hardcore, sub-género do techno, destacando-se dos outros estilos pelo facto de ter um batimento ainda mais rápido, sendo esse bastante violento. Inicialmente, teve um forte impacto na sociedade de países como a Holanda e a Bélgica, de onde nasceram os DJ’s mais conhecidos deste género.

Nos dias de hoje, o techno é fruto de grandes festas como a “Love Parade”, que consiste num desfile ao ar livre de bandas techno, sendo essas muito populares na Alemanha e na Suiça.

Love Parade em Berlim

 

  • Trance

O trance é um género da música electrónica que tem como origens a house e o techno. Chegou cronologicamente após estes dois géneros, no início dos anos 90, na Alemanha. Caracteriza-se pela sua melodia repetitiva, obtida a partir de sintetizadores e alterações de ondas sonoras. Essa vertente da música electrónica traz aos ouvintes uma sensação de libertação espiritual, levando a um estado de bem-estar.

Derivaram vários sub-géneros do trance, como por exemplo o trance progressivo, sendo um estilo mais calmo e menos repetitivo do que o principal género. É actualmente o sub-género mais popular do trance, sendo caracterizado pelo acréscimo e progressividade de elementos musicais.

Hoje em dia, vemos uma grande evolução do trance, tendo aparecido na Europa e no mundo inteiro como um género musical independente, graças à chegada de grandes produtores o DJ’s como Tiesto e Paul van Dyk.