Procurar no site



Questionários

Festivais

31-08-2009 10:52

 


forex Poll

Questionário

Qual é o teu estilo musical preferido?

Bob Dylan

Anterior Apresentação Seguinte
Bob Dylan

 Robert Allen Zimmerman, mais conhecido como Bob Dylan, (Duluth, 24 de maio de 1941) é um cantor e compositor americano.

Em maio de 1966, após uma tumultuado tour pela Inglaterra, devido ao formato rock dos shows, Dylan sofreu um grave acidente de moto que o afastou dos palcos e gravações até 1968. Em seu retorno, surpreendeu público e crítica com o álbum John Wesling Hardin, fortemente influenciado pelo country, tendência que acentuou-se no trabalho seguinte, Nashville Skyline, que trouxe o clássico Lay Lady Lay para as paradas. Limitando-se a apresentações esporádicas, das quais a mais importante foi sua participação no Festival da Ilha de Wight em agosto de 1969, além de sua participação no Concerto para Bangladesh, organizado por George Harrison em 1971, Dylan só voltaria a realizar turnês em 1974.

O que produziu no início dos anos 70 não foi bem recebido pela crítica, considerado muito abaixo de seus melhores momentos.
Apenas algumas canções destacam-se: If Not For You (1970), Knockin on Heavens Door (1973), Forever Young (1974). Mas ao voltar as turnês, acompanhado pelo grupo The Band, retorna a evidência e ao sucesso, principalmente pelo elogiado duplo ao vivo Before the Flood (1974). Na retomada da carreira de forma mais ativa, Dylan produz Blood On Tracks (1975) e Desire (1976), seus melhores discos nos anos 70, aclamados pela crítica. Deste último, a canção Hurricane, baseado na história de Rubin Carter, um boxeador negro preso injustamente, foi um sucesso espectacular, ao mesmo tempo que a turnê Roling Thunder Revue (75/76) era aclamada por crítica e público.

Mas após seu divórcio em 1977, da esposa Sara Lownes, com quem era casado desde 1965, Dylan viveu uma grande crise pessoal, que reflectiu-se em seu trabalho artístico. Depois de uma tour mundial em 1978, em parte registada no duplo ao vivo At Budokan (gravado no Japão), ele voltou-se para a música gospel, ao converter-se e se filiar a uma igreja. Foi o período mais controverso e polémico de sua carreira, principalmente por Dylan afastar-se de seu repertório clássico e investir em canções religiosas. Nesta nova fase, Slow Train (1979) ainda traz momentos inspirados: a canção Gotta Serve Somebody ganhou um Grammy, mas os discos seguintes são irregulares.

Com Infidels, de 1983, Dylan afasta-se da fé cristã, volta-se inesperadamente para as suas raízes judaicas e parece reencontrar certo equilíbrio artístico. Bem recebido pela crítica, é considerado seu melhor álbum desde Desire. As apresentações ao vivo, em que volta a interpretar suas canções clássicas, marcam uma reconciliação com seu público. Dylan continua a gravar regularmente, buscando uma sonoridade made anos 80 ao mesmo tempo em que tenta preservar seu estilo. Down In The Grovy, álbum de 1988, passou despercebido, contém várias covers, mas equivale a uma declaração de princípios, com canções de folk-rock, gospel, rock, que demarcam os gostos artísticos preferenciais do artista. Depois de uma tour com a lendária banda californiana Grateful Dead, ele lança o álbum Oh Mercy (1989), elogiado pela qualidade inesperada das canções e volta às paradas com o super-grupo Traveling Wilburys, formado com os amigos George Harrison, Tom Petty, além de Jeff Lynne e Roy Orbison.

No início dos anos 90, Bob Dylan parece dar uma parada na carreira. Para comemorar e fazer um balanço de seus 30 anos de trajectória, ele volta a gravar folk tradicional, acústico, sem importar-se com o pouco apelo comercial deste género nos dias actuais. Em 1992 é realizado um show-tributo em grande estilo, com a participação de vários nomes do rock, country e do soul cantando suas músicas: Eric Clapton, Stevie Wonder, Neil Young, Willie Nelson, Lou Reed, Eddie Vedder entre outros.

Depois do acústico produzido para a MTV em 1994, Dylan só voltaria com um CD de inéditas em 1997. O álbum Time Out Of Mind ganharia vários prémios Grammy e foi considerado por muitos uma nova ressurreição artística, confirmada pela qualidade de Love and Theft (2001). Neste mesmo ano a revista Rolling Stone publicou uma lista com as 500 melhores músicas da história e em primeiro lugar ficou Like a Rolling Stone, de Bob Dylan. Actualmente regista-se um novo interesse pela vida e obra de Dylan, com o lançamento oficial de várias gravações piratas, além do lançamento do documentário No Direction Home, de Martin Scorsese, que mostra os anos iniciais de sua carreira (1961-1966) e, mais recentemente, com Modern Times, seu novo álbum lançado em 2006, com o qual, pela quarta vez na carreira, Dylan conquistou a liderança do ranking dos mais vendidos dos Estados Unidos, vendendo 192.000 cópias na primeira semana. A última vez que Dylan tinha alcançado a liderança nos Estados Unidos, foi com o álbum Desire, de 1976, que ficou 5 semanas no topo das paradas. Antes disso, alcançou o primeiro lugar com o clássico disco Blood On The Tracks, em 1975, e com Planet Waves, no ano anterior.

 

MySpace: https://www.myspace.com/bobdylan

Site Oficial: https://www.bobdylan.com