Procurar no site



Questionários

Festivais

31-08-2009 10:52

 


forex Poll

Questionário

Qual é o teu estilo musical preferido?

DJ Kool Herc

Anterior Apresentação Seguinte
DJ Kool Herc

“…before there was hip-hop, there was Herc.”

 

Passaram 30 anos desde que o hip-hop apareceu na cena musical norte-americana. Clive Campbell (nascido a 16 de Abril, 1955), também conhecido como Kool Herc, DJ Kool Herc e Kool DJ Herc, é um DJ nascido na Jamaica que muitos dizem ser o criador da música hip-hop, no Bronx, em Nova Iorque.

Kool Herc emigrou da Jamaica para o Bronx em 1967, quando tinha 12 anos.  Enquanto frequentava a Escola Secundária Alfred E. Smith os seus amigos deram-lhe a alcunha de Hércules, por ser mais alto que os demais e passar muito tempo na sala de pesos.

 DJ Kool Herc é creditado como o fundador do break-beat deejaying, que é basicamente a essência do Hip-Hop. Isolando e repetindo breaks, as melhores partes para dançar, de canções de artistas como Mandrill, James Brown e Jimmy Castor Bunch, Herc criou o protótipo do Hip-Hop da actualidade.

Embora tenha começado a sua carreira no início da década de 70, numa altura em que o Disco era rei, Kool Herc destacou-se imediatamente. Dava festas que duravam a noite toda e sempre presentes nessas festas estavam jovens dançarinos – os pioneiros do break-dance dos anos 80. Outra atracção determinante era o seu potente sistema de som.

A sua primeira festa como deejay foi na festa de aniversário da sua irmã e em, 1520 Sedgwick Avenue, morada de Herc e da sua família foi o local onde daria muitas das suas primeiras festas como DJ. Com o tempo, Herc percebeu que só precisava da melhor secção da música para manter o público a dançar. E nesta fase da canção, os vocais paravam e só se ouvia a batida. Kool Herc comprava duas cópias da mesma música e passava-as em mesas diferentes, passava o break-beat num disco, passava-o para a outra mesa e voltava a passar a mesma parte. Utilizando esta forma arcaica de looping repetidamente, Kool Herc conseguia animar qualquer casa em NYC.

Procurava em todo o lado para encontrar o break-beat perfeito para as festas dele, independentemente do género musical, pois para os seus propósitos só precisava de uma pequena secção da música.

O seu primeiro trabalho como DJ profissional foi no Twilight Zone em 1973.

No entanto, a sua brilhante carreira foi fortemente abalada quando Herc foi esfaqueado numa das suas festas, em 1977, pelo que se afastou das “wheels of steel” por vários anos, e a tocha foi passada para deejays mais novos no GrandMaster Flash, The 3MC’s e Afrika Bambaataa, com qualidades mais refinadas de emceeing e deejaying. E Herc, agora em desvantagem, afastou-se das luzes da ribalta para deixar a nova geração refinar o recém-criado género musical.

Herc deu a sua última festa old school em 1984 e também apareceu no filme “Breakbeat” como ele próprio.

 

Fontes:

https://www.oldschoolhiphop.com/artists/deejays/kooldjherc.htm

https://en.wikipedia.org/wiki/DJ_Kool_Herc

https://hiphop.sh