Procurar no site



Questionários

Festivais

31-08-2009 10:52

 


forex Poll

Questionário

Qual é o teu estilo musical preferido?

A Arte Urbana - Tagging

06-05-2009 14:09

Tagging - também conhecida como escrita, grafitty e arte em spray, são mensagens ou desenhos criados, em geral ilegalmente, numa superfície publica.

Os grafitties associados ao movimento Hip Hop começaram a surgir na segunda metade dos anos 60. A data exacta é impossivel determinar, mas a maioria das descussões aponta para um artigo do New York Times, de 21 de julho de 1971, que deu destaque à prática pela primeira vez: "Taki 183 encontra correspondentes". Taki 183 era a alcunha de Demetrius, um adolescente norte-americano de origem grega, que usava uma caneta hidrocor para deixar a sua asinatura, TAKI183, onde quer que fosse. Clive Campbell era um grande fã de TAKI183  e do seu tagging, e como muitos outros adolescentes da época começou a usar os seus próprios desenhos para competir com Taki.

Ao longo dos 40 anos seguintes, esta arte evoluiu de simples assinaturas coloridas para enormes murais multicoloridos que cobrem paredes inteiras. E embora alguns vejam isto como vandalismo, outras reconhecem técnica e talento nestes trabalhos, considerando-os arte. A fun gallery de Manhattan foi das primeiras galerias a expor esta forma de arte e desde então ja houve exposições com esta forma de arte em Milão, Londres e Paris, entre outras.

No começo dos anos 80, os grafitties ganharam elogios dos comerciantes de arte e do público das galerias, e também a atenção de produtores de cinema e de música. Capas de discos decoradas com grafitties tornaram-se comuns e eles passaram também a ser usados como fundos para a gravação de videoclipes. Um conhecido artista chamado HAZE criou capas para alguns dos primeiros discos dos Beastie Boys. Ele também trabalhou com discos de Tommy Boy e com o rapper Chuck D, do grupo Public Enemy.

 

Diversos estudiosos do hip-hop concordam que foi a partir daí que o movimento dos grafitties se fundiu ao movimento hip-hop. Nas palavras de Jeff Chang, um desses estudiosos, “continua a existir um debate feroz, especialmente entre os grafitters mais velhos, para determinar se hip-hop e grafitties são, de facto, uma coisa só. Mas assim que o hip-hop conheceu os grafitties, em filmes como Wild Style e Style Wars, a história mudou”. Chang prossegue dizendo que, hoje, o Hip Hop está vinculado aos grafitties, em todas as áreas, do design gráfico à moda e à escultura.

Com a ajuda da Internet, os grafites ganharam alcance global. Sites como Art Crimes, @149st, Aero, Éiresol Style e muitos outros uniram os grafiteiros do mundo. A maioria dos sites inclui vastos arquivos de fotos e também blogs, vídeos, artigos, notícias e entrevistas.

 

 

Fonte: https://lazer.hsw.uol.com.br