Procurar no site



Questionários

Festivais

31-08-2009 10:52

 


forex Poll

Questionário

Qual é o teu estilo musical preferido?

Anos 00, o rock volta ao básico e tenta ser independente

28-03-2009 13:03

Segundo Roy Shuker, a música independente, assim como a música alternativa, está associada a um conjunto de valores musicais, destacando-se a autenticidade, algo completamente oposto ao que está em vigor. Ele cita que a música independente é considerada uma música crua e imediata, enquanto a música “industrializada” é vista como uma música “produzida”. Depois de todos os caminhos traçados pelo rock, ao longo de pelo menos cinco décadas de existência, a trilha que ele começou a percorrer no novo milénio foi o de um rock simples, cru, básico e “independente”.

The Strokes

O indie rock (ou rock independente) tem sido o responsável pela renovação do género desde 2001. Ele surge e floresce em um contexto bem propício. Do ponto de vista artístico, nada muito interessante tinha sendo feito no rock nos últimos anos do século 20. Em relação ao mercado, enquanto a indústria fonográfica tem enfrentado uma das suas piores crises, a Internet apareceu como o grande meio para as bandas e fãs terem um contacto directo. E os clubes nocturnos, em alta desde os anos 90, têm servido de ponto de encontro e lançamento de novas bandas.

Nesse cenário, começou a surgir um rock de sonoridade mais crua, que lembra o pré-punk de Iggy Pop e os Stooges e dos Velvet Underground do final dos anos 60, mas com algumas influências do pós-punk dos anos 80. A primeira banda a despontar nesse novo cenário foi o quinteto The Strokes. Assentes em Nova Iorque, eles lançaram em 2001 o álbum “Is This It”, que traz sucessos como “The Modern Age” e “Last Nite”. O estilo banda de garagem com apresentações em clubes noturnos e espaços menores para shows, normalmente sem muitos recursos cénicos, apoiado por uma divulgação dos trabalhos pela Internet, em sites especializados como o MySpace, caracteriza essa nova geração de grupos de rock. Na trilha dos Strokes, vieram Franz Ferdinand, Interpol, Kaiser Chiefs, The Killers e Arctic Monkeys, entre outros. Esse rock, ligado à cena indie, dividiu espaços no começo do novo milénio com o dos super grupos ainda na activa como U2 e Rolling Stones.

 

Á esquerda Franz Ferdinand, á direita Arctic Monkeys

No começo do novo milénio, o rock tenta confirmar a sua vocação rebelde, e ao mesmo tempo um bom negócio, num cenário de mudanças, na forma do relacionamento entre fãs e artistas, de profunda crise na indústria fonográfica e principalmente em meio a uma impressionante experimentação estilística.

Á esquerda Kaiser Chiefs, á direita The Killers.