Procurar no site



Questionários

Festivais

31-08-2009 10:52

 


forex Poll

Questionário

Qual é o teu estilo musical preferido?

Anos 90, apenas meia década de rock

28-03-2009 12:43

O rock já tinha sido salvo por Elvis, renascido com os Beatles e ressuscitado com o punk, quando os anos 90 chegaram. No entanto, o fragmentado rock que vem dos anos 80 estava posto em segundo plano no universo da canção pop e enveredava por caminhos da música electrónica e do hip hop. Era um rock moribundo. Faltava algo mais visceral. Foi então que a ética punk do “faça você mesmo” voltou a inspirar adolescentes logo no começo daquela década. Uma volta ao estado bruto do rock fez surgir o mais importante movimento roqueiro dos anos 90. Letras pessimistas, guitarras preponderantes e canções iradas caracterizaram um tipo de música feito por bandas de garagem da cidade de Seattle (EUA).

Nirvana

O movimento foi chamado de grunge (sujo, em inglês) pelos mídia e serviu como uma estratégia de marketing para divulgar as bandas do cenário alternativo que se ligavam à gravadora Sub Pop. Entre elas, estavam os Mudhoney, os Soundgarden e os Nirvana. O grunge de Seattle reinou na primeira metade dos anos 90, principalmente graças aos Nirvana, liderados por Kurt Cobain. Quando lançou em, 1991, a niilista “Smells Like Teen Spirit”, uma fusão de punk e heavy metal, o alternativo de Nirvana conquistou o mundo por meio da MTV. O rock independente estava em alta e ainda naquele ano aconteceu a primeira edição do Lollapalooza, festival itinerante que se tornaria o mais bem sucedido evento de rock da década. O sucesso do festival indicou que o caminho estava aberto também para outros grupos da cena alternativa fora do grunge conquistarem o mainstream, como foi o caso dos Smashing Pumpkins e do Red Hot Chili Peppers.

Como todo o movimento no rock que adquire uma força cultural que vai além da música, o grunge estabeleceu um vestuário e uma atitude. Camisas de flanela e bermudões faziam parte do visual de adolescentes rebeldes e desiludidos com o mundo ao redor. Os Nirvana davam o tom do rock com discos cada vez mais melancólicos, ácidos, crus e profundamente depressivos. Em Abril de 1994, alguns meses após declarar que os Nirvana eram uma das maiores bandas de rock’n’roll da história, Kurt Cobain cometeu suicídio. O líder de uma das mais importantes bandas de rock de todos os tempos tinha dificuldades em aceitar a fama e a riqueza que os seus Nirvana, um grupo anti-estabilishment, tinham atingido.

O grunge começou a morrer com o suicídio de Kurt Cobain. Enquanto isso, uma nova invasão britânica estava a acontecer e em várias frentes. Por um lado, o rock alternativo e melancólico dos Radiohead, por outro o britpop baseado em guitarras dos Oasis e por fim o renascer dos Rolling Stones com seus megashows em tours mundiais.

Á direita Radiohead, á esquerda Oasis

O britpop era a única resposta que o rock tinha nas paradas de sucesso para competir com a dance music e o rap que dominavam o cenário da música popular na segunda metade dos anos 90. Além disso, o crescimento vertiginoso da Internet, que possibilitou a troca de músicas pelos internautas e criou meios de comunicação directa entre os artistas e fãs, iniciou uma crise sem precedentes na indústria fonográfica, que se reflectiria nos mecanismos de descoberta e lançamento de álbuns e grupos.