Procurar no site



Questionários

Festivais

31-08-2009 10:52

 


forex Poll

Questionário

Qual é o teu estilo musical preferido?

DJ’s e festas

18-05-2009 10:23

 

Como já vimos anteriormente, os DJ’s têm um papel muito importante na produção e divulgação da música electrónica. Na maioria das vezes, esses actuam em locais fechados, como por exemplo em bares ou discotecas, mas também há casos onde o DJ actua ao ar livre, criando um ambiente de festa, essas conhecidas por raves.

 

·        Um DJ ou Disc Jockey é uma pessoa que selecciona e difusa diversas composições, para um certo público, podendo ser numa estacão de rádio, numa discoteca ou ainda numa festa. Hoje em dia, devido a vários factores, como a composição e estilo de música escolhida, o tipo de público-alvo e o meio ambiente, leva com que haja diferentes tipos de DJ’s. A actividade mais corrente do DJ é passar musica uma atrás das outras, podendo também modifica-las passando uma por cima de outra, dependendo do ambiente e da vontade dos ouvintes. Muitos, com a ajuda dos novos equipamentos para DJ’s, fazem prova de criatividade e inventam sons no momento e criar músicas ao seus gosto. 

O equipamento do DJ tem variado ao longo do tempo, começando do discos de vinil, até as mesas de mistura da actualidade. Todos os DJ’s têm de ter um equipamento de base para poderem trabalhar correctamente, ou seja, um CDJ (CD player), uma mesa de mistura, uns auscultadores profissionais, um amplificador e um microfone.

 

               

      Microfone                                                 CDJ

 

            

         Mesa de mistura                                         Auscultadores

 

 

 

·        Uma rave é uma festa de música electrónica, que acontece geralmente num local ao ar livre e rurais, não muito longe dos centros urbanos, como por exemplo na floresta, na praia, onde se juntam uma multidão de jovens com uns DJ’s a passarem os seus trabalhos, interagindo com eles. Geralmente este evento é de longa duração, podendo durar 12 horas.

Nesse tipo de festas aparecem vários géneros da música electrónica, como a house, o techno, o trance, o electro, etc. Essas festas estão associadas ao consumo de drogas, preferencialmente ao Cannabis e a Ecstasy, que trazem aos ouvintes uma certa euforia e boa disposição ao ouvirem este tipo de música.

 

Rave nocturna

  

Nos dias de hoje, a música electrónica e as suas vertentes têm um grande impacto nos comportamentos dos jovens e na sociedade aparecendo ligados ao mundo nocturno, sendo um género ouvido e vivido no mundo inteiro.