Procurar no site



Questionários

Festivais

31/08/2009 10:52

 


forex Poll

Questionário

Qual é o teu estilo musical preferido?

História da música electrónica

18/05/2009 08:54

A música electrónica é um tipo de música que foi concebida nos meados do século XX, e é toda a música que é criada ou modificada com a ajuda de equipamentos e instrumentos electrónicos, como por exemplo sintetizadores, gravadores digitais e computadores. É uma música repetitiva, pop e dançante que tem sido o sucesso dos clubes nocturnos no mundo inteiro desde os anos 80. Também é conhecida por “dance music”.

A sua história teve início em 1948, com a realização do “Concert de Bruits”, influenciado pelo francês Pierre Schaeffer, onde a composição das suas musicas era feita a partir de ruídos gerados por toca-discos, e ainda diversas manipulações sonoras como por exemplo a variação da velocidade ou do sentido da leitura das gravações. 

Nesse mesmo ano, o alemão Werner Meyer-Eppler efectuava experiências com base sonora, investigando a possibilidade de aplicar esses sons à música. Em 1951, esse junta-se ao compositor Herbert Eimert e a Robert Beyer, e criaram o primeiro estúdio de música electrónica, onde usavam técnicas de gravação aplicadas a sons de origem electrónica, gerados por osciladores eléctricos.

Em 1953, Karlheinz Stockhausen torna-se membro do estúdio, onde foi fundamental na junção de vozes humanas com sons electrónicos. Ao longo da década de 60, foi nascendo em vários sítios do mundo a música electrónica ligada à junção de teclados e sintetizadores a baterias electrónicas. Foi nessa altura que apareceu o sintetizador Moog, criado por Robert Moog e que tornou possível criar sons incríveis com a interferência nos osciladores sonoros electrónicos e variações na modulação de som, usando também o teclado de piano. Nas décadas de 60 e 70, o sintetizador Moog foi o objecto mais utilizado para a produção de sons e composição de músicas começando a aparecer vários estúdios no mundo inteiro, nascendo daí os álbuns de música electrónica. 

Sintetizador Moog

           

O primeiro álbum de música electrónica foi lançado por um grupo chamado Silver Apples em 1967, mas só nos anos 70 é que a musica electrónica começou a revelar-se como um grande fenómeno mundial.

Primeiro Álbum dos Silver Apples - Contact

Houve dois acontecimentos que fizeram com que a musica electrónica se divulgasse, um deles foi o aparecimento de sintetizadores e baterias electrónicas nas discotecas, de onde surgiram os disc-jóqueis (DJ’s), mixando e remexendo as gravações para criar uma atmosfera quente interagindo com o público para manter a agitação na pista de dança. O outro foi a chegada do grupo de rock Kraftwerk, que inovou o uso de recursos electrónicos na composição das músicas pop, que também teve uma grande contribuição para o avanço e conhecimento da música electrónica. Vemos aqui a importância que teve o rock para o desenvolvimento e divulgação deste tipo de música.

Na década de 80, ocorre o desenvolvimento e a popularização de uma série de tecnologias que permitiram o avanço da musica electrónica, ou seja, houve um grande interesse em inovar os instrumentos dessa vertente, substituindo os sintetizadores analógicos por sintetizadores digitais, aparecendo também um desenvolvimento dos samplers, que permitem armazenar e manipular sons, criando novos.

 Nessa época começa a haver uma diferenciação entre a música erudita e a musica para dançar, ou seja, passamos de uma música mais instrumental (erudita) para uma música dançante (dance music). Os grupos como o New Order e Depeche Mode, bandas de rock e electrónica, começaram a produzir uma sonoridade dançante, baseada no uso de sintetizadores, samplers e computadores, mas mantendo a formação clássica das bandas de rock, com guitarra, baixo e bateria.

 

                                 New Order                                                        Depeche Mode

  Foi ao longo dessa década que apareceu o computador e o conhecido “boom” da música electrónica. Os computadores possuíam recursos e softwares sofisticados para a edição e criação de áudio, levando a um aperfeiçoamento de novos sons. Os equipamentos como sintetizadores digitais e samplers tornaram-se mais acessíveis economicamente, verificando-se uma maior facilidade em montar um home-studio, onde a criação, manipulação e apresentação de sons se torna mais simples.

Desde ai, foram aparecendo vertentes da música electrónica, onde se destacam principalmente o House, o Techno e o Trance entre vários outros sub-géneros que vão ser abordados mais a frente.