Procurar no site



Questionários

Festivais

31-08-2009 10:52

 


forex Poll

Questionário

Qual é o teu estilo musical preferido?

MC e DJ - estão aqui para a festa

12-05-2009 22:16

        Dois elementos determinantes na cultura Hip Hop são o MC (mestre de cerimónias) e o DJ (Disk-Jockey)

        O MC é aquele cujo rap tem o propósitode informar o público, tentando exaltar a mutidão e não deitá-los abaixo. Os MC's têm de ter as qualidades e a capacidade para controlar a audiência, mostrar que sabem dirigir o espectáculo, e assim ganharem o respeito do seu público. Os mestres de cerimónias usam rimas elaboradas(conscientes, acutilantes e cheias de humor) por cima de uma batida. Considerados por todos como estando acima dos rappers comuns, os MC's estão um passo à frente, escrevendo rimas extraordinárias e ao mesmo tempo dando um bom espectaculo no palco.

 

    O DJ é alguém que selecciona e passa música para um audiência. No Hip Hop, o DJ baseia a sua actuação na utlilização de várias mesas de mistura, onde combina várias musicas e ritmos diferentes. A sua função tanto pode ser de apoiar um MC que estja a actuar como animar o público e por toda a gent a dançar!

Existem várias técnicas que são utilizadas pelos DJ's. Aqui estão algumas delas:

-Scratching: mexer o disco para trás e para a frente com a ponta dos dedos, mais ou menos rápido;

-Beatmatching ou Phrasing: esta técnica permite realizar uma transição suave entre cada música, evitando que as pessoas saiam da pista de dança no final das músicas; como cada música tem o seu compasso especifico, os DJ's aceleram ou abrandam a música que iram por de seguida até o compasso desta coincidir com a que estão a passar. Isto permite boas transições entreas musicas e assim o som nunca pára, mesmo quando se troca de DJ;

-Slip-cueing: segurar o disco com a ponta dos dedos e libertá-lo no momento certo;

-Equalização: consiste em realçar ou anular sons da música com determinadas frequências, para destacar um ritmo/batida ou melodia;

Infelizmente, estas técnicas, que ainda são essenciais no papel no DJ e sãoa sua imagem de marca, são cada vez menos relevantes devido aos avanços tecnológicos.