Procurar no site



Questionários

Festivais

31-08-2009 10:52

 


forex Poll

Questionário

Qual é o teu estilo musical preferido?

Oasis - o fim de uma das maiores bandas de sempre

01-09-2009 21:36

 

    No dia 28 de agosto de 2009, após muitas especulações sobre um provável fim do Oasis com o cancelamento de concertos, Noel Gallagher, guitarrista e principal compositor do Oasis, afirmou em nota oficial ao site da banda que ia abandonar o grupo musical, "com tristeza e alívio", por desentendimentos com o irmão.

Noel disse que não poderia trabalhar nem mais um dia com Liam Gallagher, vocalista do grupo, e pediu desculpas a todos os que tinham comprado ingressos para os restantes concertos da banda, acrescentando o músico de 42 anos que já se sente satisfeito com o mundo da música. Segundo o jornal britânico Daily Star, o guitarrista viajará para o México acompanhado da sua mulher, Sarah, 42 anos, e dos filhos, Anais, 9, e Donovan, 2. "É hora de alguma aventura antes do meu filho mais novo ter que ir para a creche. Eu vi que já completei todas minhas aventuras na música e acho que é algo interessante de se fazer", disse Noel.   

 O confronto entre Noel e Liam ocorreu na última sexta e de acordo com o guitarrista incluiu "intimidação verbal e violenta"e durante o qual, segundo a mídia britânica, Liam terá quebrado uma das guitarras de Noel.  

O grupo surgiu no cenário mundial em 1994 como "marca" do tradicional rock britânico, que estava em baixa graças ao surgimento de outras correntes musicais, como o grunge norte-americano. A banda estabeleceu-se como uma das mais aclamadas dos anos 1990, não apenas pela sua qualidade musical, como também pelo comportamento peculiar dos seus membros, como por exemplo os confrontos com os média e as brigas entre os dois irmãos Liam e Noel Gallagher. Atingindo um enorme sucesso que os levou a ser considerados por muitos a maior banda que surgiu em Inglaterra depois dos The Beatles, The Who, Pink Floyd, Led Zeppelin, Rolling Stones e Queen.

O álbum de maior sucesso dos Oasis foi (What's the Story) Morning Glory?, o e o 3º mais vendido de sempre no Reino Unido (mais de 20 milhões de cópias por todo o mundo só em 1995, marca que hoje ultrapassa as 30 milhões). Sendo os seus singles a seguir ao lançamento "Wonderwall" , "Don't Look Back in Anger", que ocuparam os primeiros 2 lugares do top do Reino Unido, e "Champagne Supernova". A partir do lançamento deste álbum, os Oasis tornam-se na maior banda do momento, enchendo estádios e atingindo o topo da carreira quando actuam duas noites em Knebworth, concertos que esgotam em minutos devido aos 2,5 milhões de pedidos de bilhetes, que poderiam encher o recinto durante 53 noites seguidas.

Após todo este sucesso os Oasis passaram uns anos de transição entre 1999 e 2004. Durante este período as produções da banda de Manchester foram um fracasso produzindo álbuns como “Heathen Chemistry", que hoje é considerado o pior da carreira da banda. Este álbum ficou também marcado por conter o primeiro single de composição de Liam intitulado “Songbird”.

Nos últimos anos a banda tinha voltado a popularidade algo que começou em 2005 com o lançamento do sexto álbum de originais “Don´t Belive the Truth” e que se completou em 2008 com o lançamento de “Dig Out Your Soul”.  

Os críticos receberam o disco de forma positiva, com elogios para o primeiro e segundo singles ("The Shock of the Lightning" e "I'm Outta Time", respectivamente). "I'm Outta Time" foi composto por Liam, com clara influência dos Beatles e com um trecho de uma entrevista de John Lennon defendendo o seu direito de se mudar para Nova Iorque, três dias antes de sua morte em 1980.O disco alcançou o primeiro lugar no Top britânico com 90 mil cópias vendidas no primeiro dia. Nos Estados Unidos, conquistou o 5º lugar, o mais alto posto de um disco da banda desde o 2º lugar de "Be Here Now" em 1997. 

 Ao longo de toda a sua existência os Oasis sempre foram conhecidos por serem fortemente influenciados pelos The Beatles, influência que é regularmente referida como "obsessão" pela imprensa britânica, e que é observada tanto na sua música como nas letras e no aspecto da banda. Além dos Beatles existem outras bandas que os Oasis consideram grandes influências, como os The Who, os Led Zeppelin, os The Kinks, os Sex Pistols, os The Smiths, os The Stone Roses, os Pink Floyd e os The Rolling Stones.

Para além de serem influenciados por outras bandas os Oasis também serviram como inspiração para outras bandas que já admitiram a sua admiração por eles, bandas tais como os Artic Monkeys, os The Killers, os The Coral, os Coldplay e os Kasabian.

Concretizando-se o término da banda dá-se por encerrado um capitulo importante da história da música, com o fim de uma das maiores e mais importantes bandas de sempre a nível mundial.