Procurar no site



Questionários

Festivais

31-08-2009 10:52

 


forex Poll

Questionário

Qual é o teu estilo musical preferido?

Ritmo e Poesia - RAP, a arte da fala rimada

11-05-2009 19:29

                 Rap, ao contrário do que muita gente pensa, não tem o mesmo significado que Hip-Hop, sendo antes um dos seus componentes, e provavelmente o mais importante. Rapping, também referido como MCing ou emceeing (MC é o mestre de cerimónias), é um estilo vocal em que o artista fala ritmicamente e em rima, geralmente acompanhado por uma batida. No entanto, recentemente tem-se desenvolvido uma diferença entre emceeing e rapping.

O primeiro é usado para descrever os artistas que possuem e executam uma habilidade e ousadia líricas superiores. Usa-se para animar as festas, cumprimentar pessoas na festa, contar piadas, apresentar o DJ – é o chamado toasting (brindar), prática que teve origem nas primeiras block parties, ainda na Jamáica, antes de esta cultura migrar para os EUA. As batidas são usualmente geradas de porções de outras músicas por um fazer comentários, Disk Jockey ou retiradas de outras canções por um produtor, embora sintetizadores ou bandas ao vivo (estas especialmente em música mais recente).

Os rappers podem usar poesia que já tenham escrito com antecedência, ou improvisar no momento com ou sem uma batida a acompanhar.

O Rap remonta à cultura africana ocidental, muitos séculos antes de o Hip-Hop existir. Os Griots, um grupo de cantores e poetas itinerantes originários da África ocidental contavam histórias ritmicamente, com acompanhamento de tambores e outros instrumentos. Também se aceitam como bases do Rap géneros mais recentes, como o Jazz e os Blues, com origem na região do Delta do Mississipi, EUA.

 

                Temas e assuntos abordados nas letras

 Dos anos 70 aos 80, Grandmaster Flash preparou o caminho para futuros rappers através dos conteúdos politico-sociais e criatividade linguística. Nos meados da década de 80, a vertente lírica do Hip-Hop viu a sua maior mudança com o sucesso do álbum Raising Hell, dos Run-D.M.C’s, especialmente na música Walk This Way, em que houve a colaboração dos Aerosmith. Este álbum ajudou a dar ao hip hop o tom arrojado e acutilante; as letras, agressivas e potentes, eram praticamente gritadas pelos rappers.

 

Os assuntos das rimas variam bastante, conforme elas se destinem a animar uma festa, o que era o único propósito do Old School Hip Hop, ou constituam uma narrativa, um apelo, ou critica a determinado aspecto. Os temas também incluíam o amor e o sexo (Spoonie Gee e mais tarde, heavy D e LL Cool J), temas sociais e políticos, típicos do East Coast (Public Enemy, Mos Def, …), entre outros. Schoolly D foi o primeiro a falar de crime nos seus poemas.

O grupo N.W.A (Niggas Witha Attitude) tornou o Gansgta Rap no subgénero mais popular até à actualidade, trazendo para a mainstream o estilo de vida dos gangs.

Na década de 90 o Rap sofreu uma mudança drástica em termos de estilo, pois enquanto na década anterior os poemas se restringiam a estruturas rítmicas bastante simples, agora os artistas estavam a explorar desvios dessas formas básicas, mudando para padrões que criavam um estilo muito mais fluido e complexo. O estilo East Coast (Bronx, Nova Iorque e Detroit, Michigan) tornou-se mais agressivo, liderado por artistas como Notorious B.I.G, Wu-Tang Clan, Eminem e Gangstarr, enquanto o estilo West Coast ( Los Angeles e Compton, California) se tornou mais suave e relaxado, com artistas como Dr. Dre, Snoop Dogg, 2Pac e N.W.A.. Relativamente aos temas das letras, nesta década verificou-se uma mudança de promoção e glorificação pessoal para narrativas de experiências de rua e uma crítica social obscura.

O que é preciso?

Para que a sua actuação seja sólida, um rapper tem de desenvolver presença vocal, enunciação e o controlo da respiração. Presença vocal é a clareza da voz na gravação; enunciação é essencial para um rap fluido; controlo da respiração é importante tanto para um rapper como para um MC já que um bom mestre-de-cerimónias tem de conseguir dizer versos complicados sem fazer pausas involuntárias para inspirar.

A capacidade de rimar rápido e com clareza é vista como um importante sinal de qualidade e técnica. Actualmente, o recorde mundial do rapping mais rápido pertence a Rebel XD, natural de Chicago, que disse 852sílabas em 42 segundos, o que é 20.3 sílabas por segundo!

 

 Freestyle e duelos

 Existem dois tipos de Rap Freestyle: um é previamente elaborado e depois recitado, não tendo nenhum assunto predominante; o outro, também conhecido como “freestyling” ou “spitting” é o improviso puro das letras. Muitas vezes, rappers voltam a usar rimas antigas ou até fazem batota, preparando rimas previamente e por isso, rimas com espontaneidade provada são altamente valorizadas em detrimento de rimas genéricas e reutilizáveis. Como prova da sua originalidade e autenticidade, os rappers farão rimas envolvendo locais ou objectos do momento, ou características específicas (normalmente defeitos) dos seus adversários.

As batalhas de rap consistem num duelo entre dois ou mais artistas perante uma audiência. O vencedor do duelo é escolhido pelo público ou por um júri pré-definido. Um duelo deve focar-se nas fraquezas do nosso adversário, e não nas nossas forças. Este fenómeno ganhou enorme visibilidade depois do filme 8 Mile, com Eminem.

Os rappers mais fortes costumam fazer toda a sua actuação em freestyle. É o estilo mais eficiente já que permite que façamos comentários sobre o outro acerca das suas falhas em diversos aspectos. Além disso dá-nos a vantagem de usar uma rima do nosso adversário e virá-la contra ele, ridicularizando-o, especialmente se actuarmos em segundo lugar.